quarta-feira, 8 de maio de 2013

Muay Thai Girls

Originário da Tailândia, o Muay Thai é uma disciplina mental e física que possui golpes em pé, caracterizada pelo uso combinado de punhos, cotovelos, joelhos, canela e pé. Por apresentar um bom condicionamento físico, caiu no gosto da mulherada.

GIOVANA procurou o Muay por ser uma atividade mais dinâmica e gostou tanto que após a gestação foi a atividade eleita.

Giovana Policastro


"Eu busquei o Muay Thai pois não sou adepta de exercícios muito repetitivos, como é o padrão da musculação, por exemplo. Sempre tive curiosidade em praticar alguma atividade física que fosse mais dinâmica, e que exigisse algum esforço mental e disciplinar. O melhor é que, agregado a tudo isso, o Muay Thai ajuda a queimar muitas calorias e deixar o corpo bem bonito.
É muito bom ir testando as possibilidades do corpo e da motivação diariamente nas aulas.
Infelizmente, tive que parar por conta da gestação e da rotina que se estabelece com um bebê! Estou voltando aos poucos, no meu limite, mas nunca houve dúvidas de que a escolha seria o Muay Thai."


Tem meninas que entram para condicionamento e saem atletas!

FERNANDA começou treinando na mesma turma minha e da Giovana e foi além...

Fernanda Mello


"Comecei a treinar muay thai com o objetivo de trabalhar meu condicionamento físico e acabei me apaixonando. E me apaixonei por alguns fatores: primeiro porque trabalha muito com o corpo de uma forma geral, condicionamento físico e alongamento. Segundo porque os treinos nunca são iguais, mas isso depende muito da dinâmica que o professor dá aos treinos, e em terceiro lugar, a própria adrenalina de lutar que é imbatível!
Com o passar do tempo, você vai sentindo sua agilidade melhorar, o corpo ficando mais tonificado e os golpes cada vez mais aprimorados! Além de trabalhar a percepção corporal e a concentração, além da disciplina!
Quando percebi, estava treinando todos os dias e querendo lutar.  Nessa hora os treinos ficam mais intensos, tanto para preparação de resistência quanto para o preparo para a luta mesmo, treinando os golpes e contra ataques. É claro que tudo é feito com muito cuidado, mas é gostoso se ver em cima do ringue ou no tatame com os sentidos à flor da pele e o coração a mil!  O treinamento do muay também se utiliza de outras técnicas, e o exercício funcional é um treinamento que é muito utilizado para trabalhar agilidade, por exemplo.
O bacana é lembrar que o muay thai é uma arte marcial, e a intenção é trabalhar não só o corpo, mas a mente em conjunto com o corpo. E dá-lha dar uns golpes no saco de pancada e subir no ringue!"



E agora com vocês a palavra do RONILDO, nosso mestre:

Ronildo Moura


"O muay thai hoje é o esporte do momento e está vivendo no Brasil o seu ápice. Posso afirmar isso com autoridade, afinal, acompanho a evolução desse esporte desde quando fez 6 anos que a modalidade tinha chegado ao Brasil. São 28 anos convivendo, ensinando e aprendendo com essa luta milenar. Desta bagagem, trago algumas constatações. Apesar de sempre atrair um grande número de praticantes, antes 100% homens, hoje sexo e idade não são mais barreiras. Faz uns 10 anos que esse tabu tem começado a cair, e isso se deve à popularização das lutas motivadas pelo MMA (mixed martial arts). Para quem não sabe, para ser um grande lutador de MMA é imprescindível preciso praticar também o muay thai. Não tem como negar que o UFC (Ultimate Fighting Championship, o maior evento de MMA do planeta) é o grande responsável por esse fenômeno, sendo ele a primeira peça dessa queda de dominós. A partir dele, o preconceito foi caindo, a mídia foi chegando cada vez mais perto, a palavra “briga” foi sendo substituída pelo nome esporte de luta, os benefícios físicos foram captados e divulgados, as academias começaram a oferecer o muay e a obter um ótimo retorno. Atualmente, as mulheres estão preenchendo 50% das turmas formadas, podendo chegar a 70% em muitos casos. Esse fenômeno se deve ao retorno que a modalidade oferece, que são vários. Pra começar, comparado com muitas outras atividades físicas, o muay thai tem mostrado mais eficiência em quesitos como alto gasto calórico e melhora no condicionamento físico. Um aluno iniciante gasta em média 750 calorias em uma aula de 1 hora. Esse número sobe para até 1500 calorias/aula dependendo dos níveis de evolução na técnica e no preparo físico. A prática leva a um aumento do tônus e da resistência muscular. Músculos do corpo todo e o reflexo rápido de vários movimentos são trabalhados. Saltos, arranques, esquivas, movimentações variadas de perna, enfim, são estimulados diversos movimentos que podem ajudar no dia-a-dia do praticante. Além de tudo isso, o treinamento de uma eficiente autodefesa, a melhora postural, o fortalecimento cardiorrespiratório, o alcance de uma maior coordenação motora e o combate ao estresse são outras importantes características alcançadas através da prática desse esporte apaixonante. E para você que ainda não faz parte desse coro, conheça o muay thai e comprove!"

Não há limite de idade para praticar o Muay, mas é preciso respeitar os limites do seu corpo e do seu treino.

Pratiquei durante 2 anos, super recomendo e, para inspirar, aqui vão algumas famosas também adeptas a luta:

Fernada Souza / Carolina Dieckmann / Sabrina Sato


Nenhum comentário:

Postar um comentário