sexta-feira, 12 de abril de 2013

Erva Mate



Mês passado fui ao casamento, de princesa, da minha priminha Priscila. Como ela mora em Santa Catarina, aproveitei para tirar uma semaninha de férias e conhecer lugares e costumes de lá. Chamou-me atenção o quanto eles tomam chimarrão... todo mundo! Até na praia!

Eu, metida à nutricionista, resolvi ler o rótulo da erva e surpreendi por ser a tão conhecida MATE.

Já conto a diferença pra vocês: o nosso chá mate, é feito da mesma erva-mate do chimarrão. Mas ele passa pelo processo de secagem e tostagem, enquanto para o chimarrão a erva-mate é seca, sapecada e passada pelo moinho.


erva mate


Minha tia Raquel contou que existe a erva-mate pura, adicionada outras ervas ou você pode acrescentar ervas de sua preferência durante o preparo.


mate com erva-doce, camomila, carqueja e cidreira


A erva-mate é considerada um alimento quase completo por apresentar grande parte dos nutrientes necessários ao nosso organismo:
  • alcalóides: cafeína, metilxantina, teofilina e teobromina
  • taninos: ácido fólico e cafeico
  • vitaminas A, B1, B2, C e E
  •  sais minerais: alumínio, cálcio, fósforo, ferro, magnésio, manganês e potássio
  • glicídeos: frutose, glucose, rafinose e sacarose
  • lipídeos: óleos essenciais e substâncias ceráceas
Lógico que quis experimentar e, como todos lá são super receptivos, advinham? Ganhei meu kit!

detalhe da minha bomba (canudo de metal); essa pedrinha vermelha deixou chique demais, não?

Pra quem gosta de chás, é uma ótima opção, recomendo experimentar sem dúvidas.

E é claro que não deixaria de mostrar para mostrar a vocês a noivinha...

não disse que foi de princesa?

Prometem que contarão a experiência de vocês?

beijos

4 comentários:

  1. Adorei a matéria Carol!
    Falou super bem!
    Agora que vou estar em SP, está convidada para tomar chimarrão comigo sempre que quiser.
    bjoss

    ;*

    Gi

    ResponderExcluir
  2. Carol.... amei a matéria!!!

    Nem eu sabia que tinha tantas coisas boas na erva mate. Legal mesmo! E é muitoooooo bom tomar um chima! =)

    Tem também o Tererê, que é o chimarrão dos Argentinos, a água é gelada e normalmente é com suco de limão.
    Eu particularmente gosto mais do tradicional chimarrão, com a água quente, mas não pode ser "pelando" porque com o tempo (quem toma todo dia, durante muitos anos) pode causar até cancer na garganta.

    Ahhh... só para conhecimento do pessoal... eu sou a noiva!! hehehehe Prima obrigada pela homenagem!

    Parabéns pelo Blog!

    beijosss
    Pri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindona do meu coração! Noivinha mais linda!!!! Amei conhecer o "chima" e vou experimentar o tererê, hehe! Curiosa pouca eu... te amo!

      Excluir