segunda-feira, 11 de março de 2013

Andadores para bebês

Em janeiro, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) lançou uma campanha para coibir o uso de andadores para bebês.

foto divulgação: http://bebe.abril.com.br/blogs/ultimas-do-bebe/2013/01/21/pediatras-realizam-campanha-para-abolir-andadores-de-bebes/


Muitos pais veem os anadadores como forma de liberdade tanto para eles (responsáveis aproveitam o momento em que filho está no andador para cumprirem atividades domésticas) como para os bebês serem independentes.

Além dos andadores não proporcionarem um desenvolvimento psicomotor adequado, são responsáveis pela maioria dos casos de traumatismo craniano em bebês! A pesquisadora sueca Ingrid Emanuelson, publicou um trabalho (How safe are childcare products, toys and playground equipmente? A Swedish analysis of mild brain injuries at home and during leisure time 1998-1999) onde ocorreu uma análise dos casos de traumatismo craniano moderado em crianças menores de 4 anos e apontou os andadores como produto mais perigoso, seguido por equipamentos de playground.

O Canadá proibiu em 2007 a comercialização dos andadores em todo os país. Incluindo a venda, revenda, propaganda e importação do produto. No Brasil, desde o lançamento dessa campanha, fabricantes de andadores infantis sugeriram ao Inmetro uma regulamentação. Mas os pediatras alertam que é perigoso e desnecessário.

Proibidos ou não, vale o bom senso dos pais. Não esqueçam: bebês que utilizam andadores engatinham menos, levam mais tempo para ficar de pé e caminhar sem apoio.

Espero ter ajudado vocês!

Beijos, com carinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário