quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Soja, de mocinha à vilã

Uma das razões da minha paixão pelo blog, é aprender para escrever pra vocês.

Todas as minhas pesquisas só ratificam as seguintes idéias:

1) o dinheiro compra a ética: a mídia dita os alimentos da moda e nos faz acreditar que o alimento da vez é o melhor;
2) o alimento quanto mais natural, melhor será a absorção dos seus nutrientes: por isso, fujam dos alimentos que necessitam ser acrescentados de vitaminas e sais minerais;

Digo isso porque até a década de 60 a soja não tinha importância econômica no Brasil. A partir do final da década de 60 o cenário mudou. A participação da produção mundial do nosso país passou de 3,6% na década de 70 para 18,7% na década de 80. Mas para nossa economia a produção era somente de óleo. Foi então que na década de 90 a mídia nos apresentou a soja como a melhor substituta para os alérgicos a lactose, como opção natural para reposição hormonal e a solução de proteína para os vegetarianos.



O resultado disso tudo, nós presenciamos o tempo todo. Mas há verdades que a mídia não pode contar pra nós e, para isso, reuni artigos de três excelências no assunto, que farão vocês pensarem duas vezes antes de consumir a soja novamente. Preparados?


1-Vera Falcão 2-Sonia Hirsch 3-Alexandre Feldman
Um dos maiores apelos para a venda de produtos a base de soja é citar que os orientais a consomem há milênios. Sobre isso os três autores dividem a mesma opinião, que a soja é consumida pelos orientais na sua forma fermentada (missô, shoyo, tempê e tamari) ou precipitada (tofu) como tempero, não como alimento substituto. Num consumo médio equivalente à 2 colheres de chá ao dia.

No processo de fermentação, é adicionado a soja probióticos que pré-digerem a proteína em aminoácidos e inativam os antinutrinetes (substâncias que interferem na absorção dos nutrientes) tornando o produto final biodisponível para o consumo.

Para facilitar a leitura vou separar as 3 substâncias que considero as mais importantes: 

FITATOS
A soja é rica em fitatos, um ácido que atrapalha a absorção de minerais essenciais como cálcio, magnésio, ferro e zinco. Essa é a razão de todo "leite" de soja ser enriquecido com cálcio. Se consumido por crianças, esse produto atrapalhará o desenvolvimento ósseo!
A deficiência da absorção do ferro e zinco, comprometerão o desenvolvimento do cérebro e sistema nervoso.



INIBIDORES DE TRIPSINA
A tripsina é uma enzima produzida pelo pâncreas, responsável pela digestão da proteína. Sem a metabolização das proteínas, nosso corpo não terá aminoácidos suficientes para promover o crescimento e desenvolvimento.
Em animais de laboratório, a inibição da tripsina causou um aumento considerável no tamanho do pâncreas, sendo que alguns desenvolveram câncer.

ISOFLAVONA
É um composto orgânico natural de origem vegetal que seu consumo em excesso (mais de 4 colheres se sopa ao dia) poderá causar um hipotireoidismo com sintomas de letargia, fadiga, intestino preso e aumento de peso.
Em crianças, esse composto pode levar a um desenvolvimento sexual prematuro em meninas e atraso no desenvolvimento sexual em meninos!

O ponto auge da minha pesquisa é o apelo dos três autores: NÂO DE SOJA PARA CRIANÇAS!
Além dos fatores citados acima, a soja pode estar ligada: 
  • a doenças auto-imune; 
  • excesso de manganês (déficit de atenção, dificuldade de aprendizado, distúrbio de comportamento e agressividade);
  • em fórmulas infantis a substituição da lactose (açúcar presente no leite materno que será transformada em galactose e será importante na construção da mielina das células do sistema nervoso central) por sacarose ou xarope de milho por serem mais baratos;

Eu fiquei pasma quando soube de tudo isso! E vocês?

Para amenizar a situação, aqui vai uma curiosidade:  na cultura oriental tradicional, o tofu é considerado prejudicial a virilidade e a libido. Por isso, os monges budistas comeram muito tofu!

Caso vocês sejam tão curiosos quanto eu ou querem saber ainda mais sobre a soja, deixarei aqui as referências.

Espero que tenham gostado.

Beijo grande.

REFERÊNCIAS:










2 comentários:

  1. Xiiiii, tomo leite de soja todos os dias. Vou rever meus conceitos. Trocar por suco natural é uma boa opçao! Bjos e obrigada pela matéria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nica! Vc viu?!?! Tbm revi meus conceitos... Quero outro cafe da manha na sua casa! hehe! beijaozao!

      Excluir